sábado, 16 de junho de 2012

ORAÇÃO ECOLOGICA NA IGREJA

CÂNTICO DAS CRIATURAS (ESCRITO POR SÃO FRANCISCO DE ASSIS)






Altíssimo, onipotente, bom Senhor



Teus são o louvor, a glória, a honra



E toda a bênção.



Só a ti, Altíssimo, são devidos;



E homem algum é digno



De te mencionar



Louvado sejas, meu Senhor



Com todas as tuas criaturas,



Especialmente o senhor irmão Sol,



Que clareia o dia



E com sua luz nos alumia.



E ele é belo e radiante



Com grande esplendor:



De ti, Altíssimo, é a imagem.



Louvado sejas, meu Senhor,



Pela irmã Lua e as Estrelas,






Que no céu formaste as claras





E preciosas e belas.



Louvado sejas, meu Senhor,





Pelo irmão Vento,





Pelo ar, ou nublado





Ou sereno, e todo o tempo,





Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.





Louvado sejas, meu Senhor





Pela irmã Água,





Que é muito útil e humilde





E preciosa e casta.



Louvado sejas, meu Senhor,



Pelo irmão Fogo



Pelo qual iluminas a noite,



E ele é belo e jucundo



E vigoroso e forte.



Louvado sejas, meu Senhor,



Por nossa irmã a mãe Terra,



Que nos sustenta e governa



E produz frutos diversos



E coloridas flores e ervas.





Louvado sejas, meu Senhor,





Pelos que perdoam por teu amor,





E suportam enfermidades e tribulações.





Bem-aventurados os que as sustentam em paz,





Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.





Louvado sejas, meu Senhor,





Por nossa irmã a Morte corporal,





Da qual homem algum pode escapar.






Ai dos que morrerem em pecado mortal!





Felizes os que ela achar





Conformes à tua santíssima vontade,





Porque a morte segunda não lhes fará mal!





Louvai e bendizei ao meu Senhor,





E dai-lhe graças,





E servi-o com grande humildade.




 
 
REFLITAM SOBRE O CONTEUDO DESSA ORAÇÃO ACEITA PELA IGREJA CATÓLICA E O PENSAMENTO PAGÃO/CELTA DO RESPEITO À NATUREZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário