terça-feira, 19 de junho de 2012

ANTIGA ORAÇÃO DO NORTE DE PORTUGAL

Nossa Senhora da Conceição




Quanto a versões portuguesas, podemos mencionar estas duas, divulgadas no livro de Joaquim e Fernando Pires de Lima, Tradições populares de Entre-Douro-Minho (Barcelos, 1938, p.144-145):
1
Pus-me a pé de madrugada
Fui varrer a Conceição,
Encontrei Nossa Senhora
Co'um ramo d'oiro na mão.
Eu pedi-lhe uma folhinha
Ela disse-me que não
Eu tornei-lhe a repetir
..................

Ela deu-me o seu coração,
Que me dava doze voltas
Ao redor do coração,
Que me dava outras tantas
Até me chegar ao chão.
Em louvor de São Franscico
Aceitai-me este cordão.
Que me deu Nossa Senhora
Sexta-feira da Paixão,
Sábado de Aleluia,
Domingo da Ressureição



2
Pus-me a pé de madrugada
E fui ver a Conceição
Encontrei Nossa Senhora
Com um ramo d'ouro na mão.
Eu pedi-lhe um bocadinho
E ela disse-me que não.
Eu tornei-lhe a pedir
E ela deu-me o seu cordão.
Ó Senhor Padre Francisco,
Aceite-me este cordão,
Que me deu Nossa Senhora
Sexta-feira da Paixão;
Ainda me deu mais um lenço
Bordado por sua mão;
Numa ponta tem Santa Ana,
Noutra ponta São João,
No meio do retrato
Da Virgem da Conceição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário