quinta-feira, 21 de junho de 2012

REZAS E BENZEDURAS

quido
benzedeira na região nordeste do Brasil


Na Idade Média a ligação com a feitiçaria foi tal que antigas praticas como o ¨encantamento¨ se transformou na ¨reza¨, a oração acompanhada por um ato ritual:aspersão com liquido consagrado, o ¨chicoteamento¨ com ramo de planta ou objeto magico, execução de gestos simbólicos. É nessas orações que aparecem com toda força os santos católicos, curando os males do corpo e do espirito, dando força e proteção.

No Brasil, embora possa haver influencias africanas e  indigenas, o que predomina na benzedura é o apelo aos santos catolicos a que a tradição popular atribui poderes de cura. 

O curador costuma acumular 3 habilidades :
- é raizeiro, pois sabe preparar remédios com ervas medicinais que ele mesmo colhe no mato.
- é rezador, pois sabe as orações e simpatias para prevenir e resolver vários problemas do cotidiano.
- é benzedor, pois sabe benzer fazendo o sinal da cruz com ramos de ervas sobre o corpo da pessoa, enquanto repete uma oração(benzeção).

Dependendo da região do pais e da tradição oral da família, cada curador tem suas receitas de chás,garrafadas, banhos e compressas, suas receitas de simpatias, suas fórmulas de benzeção e suas orações.

As orações costumam ser variações locais sobre uma fórmula original, deturpada pela transmissão oral através do tempo e de sucessivas gerações.


benzedeira na região sudeste do Brasil rezando ao ar livre
- texto baseado num capitulo do livro:
Guia de religiões populares do Brasil, Eneida Gaspar ,Editora Pallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário