quarta-feira, 20 de junho de 2012

BENZEDORES NO RIO GRANDE DO SUL

Rezadores e benzedores de diferentes pontos do país se reúnem nesta quarta-feira, dia 25, em São Miguel das Missões. Considerada patrimônio imaterial da humanidade, a prática de benzimentos é comum no noroeste gaúcho e será tema de debates ao longo do dia.

O 2º Encontro Nacional de Benzedores, Rezadores e Mateiros ocorrerá no CTN Sinos de São Miguel, a partir das 10h.

Programação

10hs – Abertura Oficial

10h30min – Painel de Apresentação do trabalho “Identificação da prática de benzimentos como patrimônio imaterial de São Miguel das Missões”

Juliani Borchardt (especialista em História, Cultura, Memória e Patrimônio)

11h30min: Apresentação de Vídeo sobre patrimônio imaterial

12h - Almoço

13h30 min: Apresentação do Coral e Grupo de Danças da 3ª Idade

Apresentação do Elenco de Dança Herança Nativa

14h – Homenagem Póstuma ao Benzedor Florentino Costa Leite – Seu Florzinho

14h15min – Discussão sobre a forma de divulgação do Benzimento.

14h30min – Troca de experiências e conversas entre os benzedores

16h30min – Abraço a Fachada da Ruína da Igreja de São Miguel Arcanjo-

Patrimônio Cultural da Humanidade

FOTOS: EDNA LAUTER

**********************


Posted by Gerson Rodrigues on Quinta-feira, Abril 03, 2008. - No comments


Depois de realizar duas experiências locais com benzedores, rezadores e mateiros, São Miguel das Missões quer tornar o encontro de dimensão nacional. A expectativa é reunir esses profissionais para dois dias de espiritualidade, tendo como cenário o histórico Sítio Arqueológico, um pedacinho do que restou do povoado guarani que habitou essa região há mais de 300 anos. O Sítio é reconhecido pela Unesco, desde 1983, como Patrimônio da Humanidade. Está localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul.
O encontro traz à tona toda a herança cultural dos pajés que habitavam as tribos guarani no período das Missões Jesuíticas da Companhia de Jesus em território nacional, argentino e paraguaio. E promove uma viagem espiritual através dos ensinamentos, rezas, benzimentos e receitas que podem auxiliar na busca pela harmonia do corpo e da alma. Reúne mais de 50 rezadores de São Miguel, pessoas com idade entre 50 e 80 anos, herdeiras dessa sabedoria e que fazem parte de um projeto local de valorização da terceira idade. Além de resgatar uma cultura religiosa e mística que atravessa gerações.
Quem conhece fala
É fato relevante para o mundo que os pajés realizavam as curas através de chás, rezas e benzimentos. Hoje encontramos em São Miguel das Missões mais de 50 pessoas, herdeiros dessas sabedorias, que são benzedores, rezadores e mateiros, e que afirmam curarem os mais diversos males: mal olhado ou olho gordo, dor nas costas, dor de dente, pegadinha, praga na lavoura, cobreiro, alergia, entre tantos outros.
Florentino Costa Leite, 86 anos, é um dos herdeiros dessa sabedoria. Ele conta que se pode melhorar até mesmo o rendimento da produção de grãos e da pecuária com um bom benzimento. “Existe bastante mal olhado, que atrapalha os negócios”, revela. Ele costuma ser chamado para benzer, inclusive, chiqueiros e lavouras. E diz que em toda sua vida nunca cobrou nada por esta ação. “Eu largava até o meu trabalho (ele se aposentou como oleiro) para atender a quem estava necessitando. A recompensa é ver as pessoas melhores”, destaca.
Florentino é conhecido no País e fora dele por sua sabedoria e habilidade ao lidar com as rezas. Ele conta que aprendeu benzer aos 45 anos, com um padre de Santa Rosa.
 
 
 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário