segunda-feira, 16 de julho de 2012

SÃO BENTO

                                                         
São Bento nasceu em 484 e foi enviado ainda jovem para Roma, a fim de estudar retórica e filosofia. Não encontrando a realização que almejava, retirou-se para viver uma vida ascética nas montanhas fora da cidade. Tornou-se eremita numa gruta perto de Subiaco e durante os 30 anos seguintes, a sua santidade atraiu muitos discípulos, com quem organizou 12 pequenas comunidades monásticas. Mas Bento era muito invejado e sofreu um atentado à vida: diz-se que lhe ofereceram uma bebida envenenada, mas que ele tornou inofensiva ao abençoá-la. Pelo ano 530, foi a Monte Cassino, onde fundou o célebre mosteiro e escreveu sua famosa Regra monástica. Morreu em 547. Duzentos anos após sua morte, a Regra Beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica durante toda a Idade Média. Orar e trabalhar, contemplar e agir, é a síntese da Regra de São Bento. O Papa Paulo VI declarou-o, em 1964, Padroeiro da Europa , tributando-lhe assim o reconhecimento da civilização européia. Hoje em dia, os Beneditinos são conhecidos sobretudo como Ordem dedicada ao ensino.
 
(Pedido de proteção contra o inimigo)“A Cruz Sagrada seja minha Luz, não seja o dragão o meu guia.
Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!
Rogai por nós bem aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
 

Medalha de São Bento e seu significado


Desde o Século XVII, a Medalha de São Bento é conhecida no mundo todo e tem sua aprovação com a Cruz, a efígie de São Bento e os caracteres que ela representa, dada pelo Papa Bento XIV, em 12 de março de 1742. A Cruz é o instrumento de redenção do mundo. A representação da Cruz, desperta em nós todos os sentimentos de gratidão para com Deus, pelo benefício de nossa salvação. A efígie de São Bento, na mesma medalha com a imagem da Santa Cruz, representa com o Sinal da Cruz, a dissipação das tentações e da quebra do cálice que continha bebida envenenada.
Uma quantidade de letras, representando palavras em latim também aparece na medalha:
Na frente da Medalha são apresen-
tados uma Cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti = "Cruz do Santo Pai Bento". Na haste vertical da Cruz, lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux = "A Cruz Sagrada seja minha Luz".
Na haste horizontal, lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux = "Não seja o dragão meu guia".
No alto da Cruz, está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento.
Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.
À partir da direita de PAX, estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana = "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas = "É mal o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!". Nas costas da Medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os Monges e, na outra mão, a Cruz. Ao redor do Santo, lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR = "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte". É representado também a imagem de um cálice, do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente ileso.
A Medalha de São Bento é considerada um sacramental, quer dizer, um sinal poderoso de fé.
Diz-se que o uso da medalha protege contra as artes do demônio e concede graças, como a vitória sobre os inimigos e, é claro, sobre a tentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário